loader image
4155 visualizações

Entrevista na TV 247

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

No dia 19 de Dezembro de 2023, o escritor Marcos Alvarenga, juntamente com a escritora Jovina Benigno e o premiado Airton Souza, concederam uma entrevista no programa de travesti da TV 247 da nossa amada Sara Wagner York sobre o lançamento de suas obras na Flip 2023.

Airton Souza [Marabá/Pará, 1982] – é poeta, professor e pesquisador. Publicou 45 livros entre poemas e literatura infanto-juvenil, além de participar em mais de 120 antologias literárias. Venceu diversos prêmios literários, entre eles: Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2013, III Prêmio de Literatura da UFES, o Prêmio Vespasiano Ramos – categoria poesia, da Academia Paraense de Letras de 2017 e o Prêmio Nacional de Literatura da Fundação Cultural do Pará 2017, com o livro o tumulto das flores, os prêmios Ganymedes José e Vicente de Carvalho, ambos pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, o Prêmio Mário Quintana de Literatura, promovido pela Sintrajunfe, do Rio Grande do Sul. É mestre em Letras, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Além disso, possui poemas traduzidos para o espanhol, o alemão e o inglês. É ativista cultural, idealizou e coordenada de diversos projetos de incentivo a leitura, ao livro e a literatura, entre os seus projetos estão o Anuário da Poesia Paraense, o Projeto Tocaiunas, o Prêmio Amazônia de Literatura e a criação de diversas entidades literárias, entre elas a Academia Marabaense de Letras e a Associação dos Escritores do Sul e Sudeste Paraense, do qual é o presidente de honra e foi eleito o primeiro presidente. Venceu recentemente o Prêmio Cidade de Manaus 2022 e, com o romance outono de carne estranha, venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2023.

Jovina  Benigno, poeta e escritora, escreve desde criança, publicou  tardiamente só em 2020. Participou do grupo para a criação do Museu de Audição de poetas cearenses. Publicou em jornais. Cursou Letras, é formada e pós-graduada em Direito, mas o chamado sempre foi a escrita. Está em vinte e uma Antologias Nacionais de Poesia e Contos. Premiada em primeiro lugar no Prêmio Selo OFF FLIP 2023 em Paraty,  gênero Conto. Finalista em Poesia 2023 pelo mesmo Selo. Menção Honrosa no XXIII Prêmio de Literatura José Telles 2023 de contos do Ideal Clube de Fortaleza e destaque em Poesia em 2022 nesse mesmo Prêmio. Premiada no Festival Nacional de Poesias de 2017 da Escola Nacional de Filosofia Nova Acrópole. Livros: Versus de Uma Vida (Editora Scortecci, 2020) e CRUVIANA (em segunda Edição pela Opera Editorial).

Outras notícias

Faça o Login

Traduzir

Faça o Login

Crie seu Conta

Nome Completo *
E-mail *
User Login
Senha