loader image
141 visualizações

CENEP – RN recebe o escritor Marcos Alvarenga para o lançamento de seu livro postal, Reencontrar-te

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Dia 05 de outubro de 2023, o Colégio Estadual Jessé Pinto Freire (CENEP-RN)recebeu o escritor Marcos Alvarenga para um bate papo e lançamento de seu novo livro postal, Reencontrar-te. O livro foi lançado em 2022 no formato e-book e no formato impresso grampeado pela UICLAP, porém através do edital da Economia Criativa do Sebrae-RN, a obra do autor ficou entre os 10 melhores projetos literários do Estado do Rio Grande do Norte e com este feito, conseguiu realizar o lançamento do livro impresso no formato de cartão postal, ideia concebida desde 2000 quando o autor começou a escrever poesias na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A capa do livro possui ilustrado o prédio principal da Universidade, conhecido como P1 (Prédio Principal desta), para o autor, a arquitetura estilo francês, torna esta Universidade a mais bela do Brasil. Inspiração para a capa do seu projeto de selo próprio intitulado, Projeto Livro Postal.

Através do convite da vice gestora Ana Souza Costa (@aninha_souzacosta) e da professora de Português Suylene Tatiany Nascimento (@aninha_souzacosta) o autor retornou a primeira escola em que lecionou na capital Potiguar em 2019. “É muito gratificante acolher tanto ex-professores e alunos que passaram pela escola” afirmou a vice gestora.

A turma de primeiro ano do curso técnico profissionalizante de administração de empresa foi escolhida para assistir ao bate papo descontraído sobre a construção poética e sobre como surgiu o projeto livro postal do autor. Este realizou uma dinâmica com o público jovem muito interessante, sobre a sensibilidade em escutar a poesia, carro chefe de seu primeiro livro: Reencontrar-te sendo declamada pela aluna Regina e depois esta mesma poesia musicalizada pelo cantor de Ceará Mirim, Geovane Nunes.

Como o projeto possui como pilar principal, unir a poesia e a música, o autor centralizou em sua “palestra” a construção poética dando uma introdução sobre metrificação dos versos poéticos, apresentando obras dos principais autores nacionais e internacionais como: Gonçalves Dias, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac , Manuel Maria Barbosa, Manuel Said Ali Ida, Casimiro José Marques de Abreu , Antônio Frederico de Castro Alves, Luís Vaz de Camões , Cecília Meireles ou Cecília Benevides de Carvalho Meireles , António Feliciano de Castilho e Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos 

Foi apresentado aos jovens estudantes, a plataforma do projeto livro postal, com o intuito de proporcioná-los a possibilidade para a publicação de suas obras, pois é muito difícil para quem está iniciando, lançar e vender no mercado seus projetos literários, embora tenha muitos coletivos independentes no Estado, o autor aponta a falta de uma projeção, divulgação e até mesmo a venda das obras à nível mundial.

Outras notícias

Programa de TV

Entrevista na TV 247

No dia 19 de Dezembro de 2023, o escritor Marcos Alvarenga, juntamente com a escritora Jovina Benigno e o premiado Airton Souza, concederam uma entrevista

Read More »

Faça o Login

Traduzir

Faça o Login

Crie seu Conta

Nome Completo *
E-mail *
User Login
Senha